top of page
CFTV 
CFTV é uma sigla para circuito fechado de televisão, um dos principais serviços relacionados à segurança comercial, residencial ou industrial. Trata-se de um sistema de televisão constituído basicamente por câmeras, meios de transmissão e monitor.

 

VANTAGENS DO CFTV

O primeiro benefício da instalação de um sistema de um circuito fechado de televisão é a segurança. Isso porque, com o CFTV, é possível monitorar o ambiente 24 horas por dia, garantindo maior segurança a moradores, clientes e funcionários. Além disso, a presença das câmeras inibe a ação de criminosos, que pensam duas vezes antes de invadir um ambiente monitorado.

Além disso, as imagens captadas pelo CFTV podem ser consultadas tanto em tempo real como posteriormente, para uma análise cuidadosa de determinada ocorrência. No caso da visualização em tempo real, é possível utilizar smartphones, tablets e computadores conectados à internet para conferir tudo o que está acontecendo no local.

Quais os tipos de câmeras disponíveis atualmente no mercado? 

São diversos os tipos de câmeras de segurança disponíveis, cada um com suas especificidades, e podem ser agrupados em: fixas ou móveis, analógicas ou IP.

As câmeras fixas se dividem em:

  • Box: são conhecidas por seu formato parecido ao de uma caixa;

  • Dome: bastante comuns, têm formato arredondado, parecido com uma bolha;

  • Bullet: com formato cilíndrico em lente, tem sensor infravermelho;

  • Pinhole: São extremamente pequenas e possuem lentes com o tamanho de uma cabeça de alfinete. Indicadas para locais onde há a real necessidade de ocultar as câmeras.

Em relação às câmeras citadas acima, podem possuir lentes do tipo fixa - que tem um valor que não pode ser alterado - por exemplo: 3.6mm, que é a lente mais comum utilizada no mercado por se aproximar à visão do olho humano. Outra possibilidade é a lente varifocal - onde o valor pode ser ajustado conforme necessidade - por exemplo: lentes de 4 a 12mm, onde 4mm é valor mínimo de visualização, e 12mm é o zoom de 3 vezes na visualização da imagem.

Já as câmeras de segurança móveis são divididas em:

  • Speed Dome: é a câmera ideal para trabalhos de segurança ostensiva, por possuir uma alta velocidade horizontal, taxa de zoom elevado, sendo os mais comuns 23x, 25x, 27x e 32x de zoom. Possui vários tipos de ajustes dentre eles BLC, DNR, WDR e opções de presets, patern e outros.

  • Pan-tilt: é mais utilizada por operadoras de estradas, não sendo tão conhecida no mercado de varejo. É uma caixa estilizada, com movimento horizontal e perpendicular, a câmera se encontra dentro de uma caixa de proteção, do tipo box com lente varifocal.

Qual a diferença entre a Câmera IP e a Analógica?

O grande diferencial entre uma Câmera IP e uma Câmera Analógica é o sinal gerado por elas. Na câmera analógica, o sinal não tem compactação. O contrário ocorre na Câmera IP, que passa por um tratamento para transformar o sinal de vídeo em digital.

 

Qual tensão preciso disponibilizar para a instalação do CFTV?

A tensão a ser utilizada não tem restrição, desde que seja estabilizada.

 

O que é e qual a função do DVR?

DVR – sigla em inglês para Digital Video Recorder – nada mais é do que um gravador de vídeo para CFTV. Sua função primária é gravar imagens geradas por câmeras, transmiti-las ao vivo para os monitores principal e auxiliares, estocá-las para reprodução e backup e fazer a transmissão e reprodução remota (via rede). Para saber qual a melhor opção para o seu negócio é preciso saber qual o tempo necessário de gravação e a quantidade de câmeras de segurança disponíveis em sua loja.

 

O que é um DVR híbrido?

DVR híbrido é um aparelho onde podem ser visualizadas e gravadas imagens tanto de câmera analógica quanto de Câmera IP.

O que é e qual a função de um NVR?

NVR – sigla em inglês para Network Video Recorder – é o sistema responsável por gerenciar e armazenar as imagens das câmeras de segurança com comunicação por rede TCP/IP ou simplesmente Câmera IP. Em uma explicação mais simples, ele seria o correspondente a um DVR, mas específico para Câmeras IP.

Qual a autonomia de gravação de um CFTV?

A autonomia de gravação depende de vários fatores como: número de câmeras, resolução, taxa de frames por segundo e do tamanho do HD do aparelho em que serão gravadas as imagens.Outro fator importante, que devemos levar em consideração, é o algoritmo de compactação que o aparelho utiliza para realizar a gravação. Há, no mercado, uma série de equipamentos com diferentes tipos de compactação. Os mais comuns são: MPEG2,MPEG4 e H.264. Este último é o mais eficiente e é o que a Gunnebo utiliza em seus equipamentos.

bottom of page